Tecnologia na saúde: saiba seus benefícios

Tecnologia na saúde

A tecnologia marcou todos os âmbitos de nosso cotidiano, desde nossos gostos, ambições até mesmo a nossa saúde. Com a série de ferramentas oferecidas por ela, várias oportunidades e soluções aparecem, seja quanto a forma de se relacionar e comunicar até a melhoria métodos já existentes. Assim acontece também quanto a saúde, e cada dia mais as tecnologias tomam conta de procedimentos e tratamentos, facilitando a vida não só dos pacientes, mas dos profissionais da área.

Já podemos perceber em nossas consultas anuais a presença de algumas dessas tecnologias, comumente através da inteligência artificial e robótica. Essas inovações otimizam a forma de se adquirir o diagnóstico, a prevenção de enfermidades, na execução dos procedimentos necessários e no relacionamento entre paciente e especialista. Veja as diversas vantagens que a tecnologia nos proporciona:

Diagnósticos concisos

A tecnologia e suas ferramentas nos proporcionam diversos avanços, em diversos contextos, e na saúde ela melhorou ainda mais a precisão dos diagnósticos e exames de imagem. Um exemplo é a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, que nos proporcionam a visualização de nosso organismo em alta definição.

Dessa forma, é necessário realizar a análise e a identificação de enfermidades graves em seu início, fazendo com que a chance de cura por meio do tratamento aumente. Além desse fato, é através da telemedicina que o médico é capaz de dialogar e argumentar com colegas da área que não residem na proximidade e possuem acesso ao exame. Essa opção de comunicação auxilia assim na maior precisão do diagnóstico final.

Melhor atendimento

Com as ferramentas que a internet proporciona, como as redes sociais, que possuem a intenção de permitir que pessoas se comuniquem, não importa aonde estejam e a distância entre elas, agendar uma consulta ficou muito mais fácil. O agendamento quando feito no ambiente online ajuda na redução de gastos com a locomoção, uma vez que o paciente não precisa se mover até a clínica ou hospital para efetuá-lo, ajudando também com o tempo, já que é realizado de forma praticamente instantânea.

Verificar previamente os horários e as datas disponíveis ao efetuar o agendamento por conta própria auxilia na hora da marcação. Ser objetivo durante o agendamento online facilita o trabalho da recepção da instituição, e também facilita para uma mais rápida confirmação ao paciente. Logo, essa ferramenta facilitadora ajuda evitando lotação e na organização nas clínicas, além de economizarem tempo as pessoas mais ocupadas.

Gerenciamento eficaz

A aderência de softwares por hospitais e clínicas especializadas permite uma melhor gestão e gerenciamento, além da diminuição de custos, uma vez que são responsáveis por juntarem todas as informações da instituição em um só lugar. Algumas de suas vantagens são o próprio controle financeiro, a organização administrativa, ferramentas para gestão de pessoas, controle dos estoques, integração de setores e a padronização de processos.

Centralização de informações

A integração de informações é outro importante benefício da tecnologia implantada, atuando no trabalho dos profissionais abrangidos, os auxiliando em suas atuações. O prontuário eletrônico é um exemplo desse tipo de tecnologia, agrupando o histórico do paciente, os tratamentos e procedimentos realizados, exames feitos, medicações passadas, diagnósticos recebidos, entre demais informações. Os dados ficam em segurança na nuvem e podem ser acessados por todos os profissionais da saúde que participam do tratamento do registrado.

Menor taxa de erros

Os aparelhos tecnológicos, por se tratar algo adaptado e programado, possui a tendência de não cometer erros como os seres humanos, uma vez que não são tão influenciadas por fatores externos. Os demais fatores citados, como os diagnósticos precisos, a organização e completude do prontuário, em conjunto, também colaboram para uma menor incidência de erros.

Portanto, com a excelência da integração proporcionada e a utilização da inteligência artificial na saúde, se aprimora o ciclo de informações e sua instantaneidade, o que é essencial em casos de emergência. Com todos esses benefícios não dúvida da influência positiva que a tecnologia na saúde traz a nossa qualidade de vida. É fundamental que os prestadores de serviços invistam em tecnologia para transmitir uma maior confiança e uma melhor segurança aos seus pacientes.

Recommended Posts