Rugas: o que são, causas e maus hábitos

Rugas

As rugas se tratam das depressões e linhas formadas na pele por causa do envelhecimento. São perceptíveis inclinações na pele que aparecem com o passar do tempo por causa da força da musculatura e movimentos dos músculos e demais membros da feição, e infelizmente, não são curadas com medicamentos como o remédio para dor de dente. Essas inclinações, quando influenciadas pelos raios do sol, são capazes de se tornar irreversíveis e profundas, trazendo mudanças na qualidade da pele no interior de suas camadas. Para proporcionarem esses efeitos, as áreas mais expostas ao sol são as mais afetadas, como a testa, pescoço, colo, braços e mãos.

Além do surgimento das rugas, através do processo de envelhecimento se pode haver mudanças na cor do rosto, como é o caso das denominadas queratoses, melanoses, nevos; que são tumores benignos, e o aumento de leucodermias e do número de vasos sanguíneos. As rugas apareçam mais comumente na região do colo e do rosto; principalmente da testa e ao redor dos olhos.

Causas das rugas

As rugas se desenvolvem como um processo natural do passar da idade, denominado intrínseco, possuindo influência de fatores denominados extrínsecos. Uma vez que não somos capazes de não expressarmos nossas emoções pelos movimentos da face, eles são capazes de formarem as rugas gradualmente.

Entretanto, certos fatores externos são capazes de precipitar essa incidência, uma vez que as rugas não aparecem por si. A ausência do creme hidratante, do protetor solar ou de algum tipo de tratamento cosmiátrico, com o passar do tempo as rugas são formadas.

As rugas e os maus hábitos

As rugas, mesmo que possam ser adiadas, são inevitáveis e naturais, sua principal causa é o envelhecimento. Contudo, alguns maus hábitos podem fazer com que elas surjam mais cedo.

Exposição à poluição intensa

Uma série de gases nocivos podem ser encontrados na poluição do ar, esses gases desenvolvem uma espécie de película de toxinas que é submergida pela pele, fazendo com que as reações de oxidação e a sintetização de radicais livres prejudiciais a pele.

O processo natural da oxidação ocorre no organismo, porém, leva ao envelhecimento das células. A demasia de poluição oxida as células tanto da pele as de todo o organismo. Por esse motivo, a prevenção é feita através dos cuidados diários a pele, como o uso do hidratante, do protetor solar e realizando a higienização para a retirada das impurezas.

Ingerir menos água que o necessário

A desidratação possui sinais visíveis nas mucosas e pele. Dentre essas células, temos em sua composição um líquido intersticial, que sustenta a pele, entre demais responsabilidades. A ausência do consumo ideal de água faz a pele ficar flácida e sem viço.

Quando a pele sofre alguma distorção, perde a sua tumefação, não se recuperando facilmente. Um exemplo é que quando beliscamos a pele, rapidamente ela volta a seu estado normal quando paramos com a pressão. Nessas circunstâncias, esse efeito é justificado pela flacidez e desidratação. Beber uma boa quantidade de água; sendo o indicado no mínimo 2 litros diários, também atua na secreção de toxinas.

Muita exposição solar e o não uso do hidratante

A exposição exagerada a luz solar, e especialmente a ausência de proteção solar, é a principal causa do envelhecimento da pele e, em casos mais graves, do câncer de pele. Os raios solares são responsáveis por 80% do envelhecimento desse órgão, e as peles brancas são as que mais sofrem sob esse efeito. Tendo isso em vista, a solução é o uso do protetor solar com retoque diário, mesmo em dias em que o sol não em evidência.

Essa atenção a atenção quanto fatores externos, como os raios solares, e demais como o frio, o vento e a poluição é necessária para obter um rosto de boa elasticidade e bem hidratado. Sem o devido cuidado, flacidez e rugas podem aparecer rapidamente.

As glândulas sebáceas diminuem em escala e dimensão com o envelhecimento, o que leva ao ressecamento da pele. O ressecamento quando superficial leva a coceira e alergias, afetando a elasticidade da pele e também influenciando no aparecimento das rugas. Então, tenha uma rotina de ingestão de água, de hidratação e de uso do protetor solar, só assim as rugas não te incomodarão tão cedo.

Recommended Posts