Prótese de olho: o que é, quando é indicada e para que serve

protese de olho

A prótese de olho é uma maneira que os pacientes possuem de devolver a estética perdida pela perda de um olho.

Sendo assim, com ela o paciente pode recuperar a autoestima na hora de interagir socialmente mesmo possuindo um olho a menos.

Confira mais a respeito da prótese de olho:

O que é prótese de olho?

A prótese de olho é um dispositivo protético que oferece ao paciente a possibilidade de utilizar um globo ocular artificial no lugar do olho perdido.

Diferentemente do que se pensa, a prótese de olho não permite que o paciente volte a enxergar, sendo assim, ela é utilizada para repor o olho perdido e impedir problemas gerados pela perda desse olho.

Outra curiosidade a respeito da prótese ocular é o fato de que ela não possui um formato circular único igual muitos pensam.

Ela é feita sob medida, de modo que ela possua as dimensões que se adaptem à cavidade ocular de cada paciente.

Leia também sobre: Plano odontológico familiar

Para que serve a prótese de olho?

A prótese de olho é uma maneira de substituir o olho perdido por um artificial, porém, mesmo substituindo o olho, a prótese não é capaz de devolver a visão ao paciente.

Sendo assim, ela é responsável por devolver ao paciente a autoestima pelo fato de devolver a ele algo que ocupa o espaço que antes era ocupado pelo olho original.

Isso garante a ele a possibilidade de evitar o atrofiamento da pálpebra, que é o músculo responsável pelo fechar do olho.

A possibilidade de evitar o atrofiamento se deve ao fato de que a prótese dá ao paciente um novo motivo para movimentar as pálpebras, visto que quando sua cavidade ocular se encontrava vazia, o que fazia com que suas pálpebras ficassem fechadas na maior parte do tempo.

Além disso, ela também é responsável por manter o tamanho da órbita ocular, visto que quando ela se encontrava vazia ela acabava fazendo com que a cavidade ocular fosse diminuindo com o passar do tempo.

Como colocar uma prótese ocular?

A prótese de olho é utilizada quando o paciente perde total ou parcialmente seu globo ocular, ou seja, para utilizá-la é necessário que o paciente tenha sofrido algum tipo de dano em seu globo ocular.

Ela também pode ser utilizada em crianças que nascem com alguma deformidade na cavidade ocular a fim de prevenir que o formato da órbita ocular seja prejudicado.

Portanto, caso você se enquadre em algum desses casos, você deve buscar atendimento com um oftalmologista para que ele possa realizar o pedido da prótese.

Assim, o pedido vai para um protesista, que é o profissional responsável por desenvolver as próteses e assim que ficar pronta ele marca o retorno para que a instalação possa ser feita.

prótese ocular

De que é feita?

Apesar de muitas pessoas acharem que a prótese ocular é feita de vidro, assim como o famoso nome “olho de vidro” sugere, ela não é.

Isso se deve ao fato de que o vidro é um material muito rígido, o que poderia acabar causando danos na cavidade ocular.

Por conta disso, na grande maioria das vezes, a prótese de olho é feita de porcelana ou resina acrílica.

Além disso, caso o paciente possua alergia aos componentes de confecção da prótese, o responsável por sua confecção pode utilizar outros materiais alternativos.

A prótese também pode ser feita do globo ocular por completo, chamada de tipo cheia, assim como também pode ser apenas uma parte, chamada de lente semi-escleral ou lente escleral, sendo que esses são dois modelos diferentes.

A prótese de olho permite que o paciente enxergue novamente?

Não, a prótese ocular não garante que o paciente volte a enxergar. Desse modo, ela é utilizada puramente para evitar que apareçam problemas relacionados ao fato de ter o globo ocular danificado.

Além disso, ela é responsável por garantir que o paciente possa reganhar sua autoestima ao repor o olho ausente.

Sendo assim, ela é responsável por garantir auto estima ao paciente e evitar que aconteçam problemas relacionados à falta do glóbulo ocular.

Prótese de olho valor

Não é possível afirmar um valor fixo para a prótese de olho em todas as localidades, isso se deve ao fato de que diferentes profissionais, material e cidades conferem a ela um preço diferente.

Sendo assim, só é possível estipular um preço médio para a prótese ocular, preço o qual pode variar tanto para cima quanto para baixo de acordo com as variantes do local, profissional, tipo de lente e material escolhido.

Portanto, o preço médio da prótese de olho costuma partir de R$ 850 (oitocentos e cinquenta reais). Além disso, é importante mencionar que esse é um procedimento que é coberto pelo SUS.

Sendo assim, antes de procurar atendimento em uma clínica particular, procure por informações a respeito da cobertura pelo SUS.

Assim como a cobertura pelo SUS, essa prótese também costuma ser coberta pelo plano de saúde, o que garante ao paciente a possibilidade de economizar nesse procedimento.

Caso não possua um plano de saúde e não queria recorrer ao Sistema Único de Saúde, o paciente deve realizar uma pesquisa de preços a fim de obter o melhor valor possível na hora de confeccionar sua prótese.

Também é importante lembrar que deve-se observar a procedência da clínica, visto que ninguém quer ter problemas futuros relacionados a prótese.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Recommended Posts