Pilates: o que é, objetivos e benefícios

Pilates

O pilates, desenvolvido por Joseph Pilates durante a primeira guerra mundial (1914 – 1918), com a finalidade de ganhar maior força muscular. No entanto, com o passar dos anos ganhou mais uma série de benefícios relacionados.

Trata-se de um conjunto de exercícios inspirados em hábitos culturais orientais, como o yoga, e que podem ou não ser feitos com a ajuda de equipamentos. Dentre as suas vantagens estão a promoção de flexibilidade e bem-estar.

Com a idealização do pilates, Joseph criou também os fundamentos da prática, que foi chamada de contrologia. A contrologia tinha como objetivo o controle consciente dos movimentos musculares, e possui como princípios concentração, controle, precisão, centro, respiração e fluidez.

Conheça mais o pilates e suas particularidades.

O que é pilates?

O pilates se trata de um grupo de exercícios que tem como principal objetivo o controle consciente muscular. Seus benefícios à saúde atuam não só no corpo, mas também na mente. E assim como o invisalign, colabora para uma melhor aparência.

A prática do pilates está entre as principais indicações para quem almeja prevenir doenças e perder peso, e ao mesmo tempo deseja combater as dores corporais e o estresse.

Uma vez regular, esse hábito identifica as suas limitações e necessidades para o aprimoramento dos resultados. Não há contraindicações em relação à faixa etária, uma vez que a realização dos exercícios seja mediada por um profissional.

Os benefícios do pilates

Como dito, os benefícios que envolvem essa prática são vários e envolvem todo o nosso organismo. Conheça alguns deles:

Correção da postura

Um dos principais benefícios da prática do pilates é a melhora da postura corporal. Os seus exercícios exploram alongamentos e posições que auxiliam na correção da coluna vertebral, a movendo gradualmente a sua posição natural.

A consciência muscular proposta por esse costume, por sua vez, promove a conservação das curvas naturais da coluna, reduzindo também as suas dores localizadas.

Aumento da força muscular

O foco dos exercícios e posições na maior flexibilidade e fortalecimento dos músculos resulta no aumento do tônus muscular. Pela sua execução, as fibras musculares se renovam, substituindo a massa gorda pela muscular e contribuindo para a perda de peso.

O fortalecimento dos músculos pelo pilates é gradual e geralmente ocorre principalmente nos músculos centrais, chamados de “core” do corpo.

Mobilidade articular e coordenação motora

Também por meio do desenvolvimento da consciência, com essa disciplina se consegue explorar e movimentar os músculos da forma correta, facilitando a execução dos próprios exercícios.

Por explorarem todo o corpo, os exercícios também atuam nas articulações, favorecendo ainda mais o funcionamento do sistema locomotor e tornando ainda mais fácil realizar ações simples do dia-a-dia, como caminhar.

Combate ao estresse e cansaço

Quanto às melhorias do pilates à saúde mental podem-se destacar a sua atuação antiestresse e contra os sintomas da fadiga. A prática do pilates traz consigo a sensação de bem-estar e relaxamento, logo, não colaborando com o estresse do esforço físico.

Esse impacto positivo também é influenciado pela otimização da respiração e da concentração que é percebida com o tempo. A melhora da respiração e concentração ajudam, assim, a tornar essa realização ainda mais agradável e prazerosa.

Flexibilidade e equilíbrio

Com o melhor controle do corpo, a flexibilidade corporal também é beneficiada pelos alongamentos. Pelas diversas posições do pilates, os músculos e articulações do corpo ganham uma elasticidade perceptível.

O equilíbrio e o maior entendimento das próprias limitações e necessidades são fatores resultantes de todas essas melhorias quanto ao funcionamento do organismo e suas estruturas.

Promoção de bem-estar

Por fim, a sensação de bem-estar vem com o autoconhecimento, com tranquilidade e junto ao otimismo que a saúde e o bom condicionamento físico trazem. Quando se está de bem com o próprio corpo a maneira de pensar que se relaciona também muda.

Esse positivismo promove ainda mais benefícios à saúde, como a maior qualidade do sono, maior motivação no cotidiano, e assim, um melhor estilo de vida. As vantagens variam de organismo a organismo, de acordo com as suas particularidades.

A melhor sociabilidade também é um adicional já que as aulas geralmente são realizadas em grupo. O maior ciclo social pelos relacionamentos criados pelo pilates possui em si momentos de distração e diversão.

Mesmo com os benefícios semelhantes à realização de atividade física, esses exercícios podem ser adicionais na rotina ativa. Caso não seja a sua opção ideal, não deixe de lado os bons hábitos e procure ter uma vida saudável através de outra modalidade.

Recommended Posts