Como usar o óleo de jojoba pode melhorar sua saúde

óleo de jojoba

Apesar do nome, o óleo de jojoba não é um óleo, mas uma espécie de cera líquida. O óleo é extraído da chamada planta Jojoba, um arbusto de tamanho médio que prospera em paisagens desérticas. É, por exemplo, extremamente comum em partes do sudoeste dos Estados Unidos e em partes do México. 

A árvore só começa a produzir sementes após pouco mais de cinco anos e é nessas sementes que se encontra o que hoje chamamos de óleo de jojoba. A produção ocorre por prensagem a frio onde as sementes são cuidadosamente moídas sob temperaturas controladas. 

Há também óleo de jojoba prensado a quente, mas como esse óleo foi produzido usando altas temperaturas, muitos nutrientes importantes foram perdidos no processo. As alternativas prensadas a frio são, portanto, preferíveis. 

Como usar o óleo de jojoba?

Não importa como você escolha usar seu óleo de jojoba, você pode esperar bons resultados. Você pode combinar o óleo com outros produtos naturais ou óleos vegetais e essenciais para melhorar ainda mais as vantagens naturais do óleo de jojoba, mas caso não queira, não precisa esperar muito para ver os resultados.  

Abaixo você encontrará algumas dicas de como o óleo pode ser usado, seja como está ou em conjunto com outros produtos, como os óleos vegetais, essenciais e naturais.

Na pele

Como o óleo não “mancha”, você pode usá-lo a qualquer hora do dia para suavizar as áreas ressecadas, sem prejudicar sua pele ou se preocupar com possíveis lesões.

Você pode, por exemplo, usá-lo como creme para as mãos em dias frios ou como óleo de cutícula para unhas mais saudáveis. 

Colocar algumas gotas de óleo na água do banho do seu bebê pode suavizar a pele adequadamente. Você também pode lubrificar a pele com o óleo após um banho ou duche.

Depois de barbear áreas sensíveis, o óleo de jojoba pode ser usado para suavizar a área e reduzir o risco de manchas vermelhas.

O óleo é muito bom para você que amamenta e tem mamilos doloridos. Não precisa ser lavado porque é completamente seguro para o bebê engolir.

Se você se queimou pelo sol, massageie suavemente o óleo de jojoba nas áreas irritadas para ajudar a pele a se recuperar mais rapidamente. O mesmo se aplica se você sofre de coceira e erupção cutânea ou se tiver crostas que deseja curar mais rapidamente. 

No rosto

O óleo de jojoba pode ser usado com vantagem como limpador e removedor de maquiagem, pois a cera dissolve a sujeira de forma eficaz. 

Aplique o óleo diretamente no rosto ou em um algodão úmido para remover o rímel (incluindo os à prova d’água) e outros produtos de maquiagem. 

Você também pode usar o óleo como um tratamento noturno. Depois de lavar o rosto, pegue algumas gotas de óleo e aqueça-o entre as mãos antes de lubrificar suavemente o rosto. Tenha cuidado extra ao redor dos olhos.

Para uma máscara facial suave que torna a pele suave e hidratada – misture algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta junto do óleo de jojoba. Espalhe sobre o rosto e deixe descansar por um tempo antes de mergulhar em água morna. 

Você pode facilmente fazer uma esfoliação facial de limpeza profunda misturando açúcar de confeiteiro (o açúcar granulado tem grãos muito grandes, o que pode danificar a pele sensível do rosto) e óleo de jojoba. 

No cabelo

Se você tem cabelos secos ou oleosos, o óleo de jojoba pode fazer o truque. Um couro cabeludo seco pode recuperar sua umidade natural, enquanto a produção de gordura em um couro cabeludo oleoso pode ser neutralizada. 

Aplique o óleo em todo o cabelo (no couro cabeludo ou apenas no comprimento) e distribua com cuidado. Em seguida, cubra o cabelo com uma toalha ou bolsa para manter o envoltório quente e deixe descansar por 30 minutos. Lave bem o óleo e deixe secar ao ar. 

O óleo de jojoba também pode ser usado com vantagem para obter rapidamente o controle do cabelo fresco. Pegue algumas gotas de óleo e distribua nos comprimentos para dar brilho e brilho.

Conclusão

O óleo de jojoba tem um lugar determinado no meu armário do banheiro e provavelmente também deveria ter no seu, especialmente considerando as propriedades versáteis do óleo. Além disso, é adequado para todos, independentemente do tipo de pele e cabelo, e funciona tão bem quanto o óleo corporal quanto o óleo de bebê.

Lembre-se de escolher uma variedade orgânica e prensada a frio se estiver procurando um óleo o mais nutritivo possível. Mantenha a garrafa escura e fresca, mas lembre-se de que ela solidifica na geladeira.

Sua saúde tem muito a ganhar com os benefícios do óleo de jojoba, seja utilizando no corpo, rosto ou cabelo, seus nutrientes penetram os folículos e poros sem obstruí-los, dando mais força para o seu cuidado natural.

Recommended Posts