Enxaguante bucal: por que usar e seus benefícios

enxaguante bucal

Para manter a qualidade da saúde bucal, é necessário diversas práticas diárias, como escovação rotineira e uso de fio dental após a escovação. Entretanto, caso seja usado corretamente, de acordo com as recomendações dos dentistas, o enxaguante bucal também pode ser um item interessante dentro da rotina, impactando diretamente na saúde.

Nesse artigo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre os enxaguantes bucais, o que são, como devem ser utilizados, por que os dentistas podem recomendar, o que eles ajudam a evitar e muito mais.

O que é enxaguante bucal?

Enxaguantes bucais são compostos líquidos muito fabricados e comercializados pelo mundo inteiro. 

O gosto, os elementos utilizados e a coloração se modificam de acordo com as ideias de cada marca e substâncias usadas, mas todos visam cumprir uma mesma função.

A escovação dos dentes com creme dental e o uso de fio dental após a escovação são itens imprescindíveis nos cuidados que as pessoas precisam ter com seus dentes. 

Entretanto, muitos dentistas recomendam o uso desses composto como elemento complementar, já que ele consegue atingir toda a região interna da boca. 

Com isso, os enxaguantes removem bactérias que estão mais fixadas ou que não foram alcançadas pelos outros itens, contribuindo para uma higienização mais eficaz e controle de inflamações, sendo ideal utilizá-lo na rotina.

Para que serve?

Os enxaguantes possuem composições antissépticas, que são extremamente importantes para a limpeza. Muitas vezes, a composição é semelhante com o próprio creme dental, mudando a rigidez, sendo que os cremes são pastosos e os enxaguantes são líquidos.

Por conta desses elementos antissépticos, os enxaguantes são excelentes aliados na limpeza de diversas áreas da boca, essencialmente os dentes e a gengiva.

Dessa maneira, o enxaguante bucal é utilizado justamente nesse sentido de complementar a limpeza após a escovação e o uso do fio dental.

Inclusive, se mostra muito interessante e benéfico para a manutenção de tratamentos dentários, como o uso de aparelho de dente, reduzindo o risco de barreira que pode ser criada com a estrutura.

Benefícios

Primeiramente, o enxaguante é um elemento acessível, que pode ser encontrado facilmente em farmácias e supermercados, facilitando a compra da população. Os custos também não são muito expressivos, o que torna o uso ainda mais fácil. 

Além disso, seu componente propicia uma limpeza completa na boca. 

Muitas vezes, quando as pessoas estão sem tempo para parar e escovar os dentes da maneira correta, a utilização de um enxaguante também pode ser a solução mantendo o hálito e reduzindo a ação de bactérias.

Por conta dessa limpeza, ele pode evitar diversos problemas estruturais para nos dentes e cavidade, tais como:

  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Formação da placa bacteriana;
  • Ação de bactérias na língua;
  • Evita o mau hálito.

Esses problemas listados são bastante comuns em pessoas que não realizam uma limpeza adequada na boca e nos dentes, tendo que recorrer a tratamentos mais específicos para correção desses problemas. 

O enxaguante também pode atuar na redução da mudança na coloração dental. Por conta de práticas de rotina, má alimentação, falta de higiene, entre outros fatores, os dentes podem perder sua coloração, ficando amarelados. 

O enxaguante ajuda a prevenir que isso aconteça, devido a uma higienização mais profunda. 

No caso de já haver o amarelamento, por conta dos diversos fatores, as pessoas também podem procurar por sessões de clareamento dental para corrigir esse problema.

Recomendações dos dentistas

Por conta da acessibilidade e das vantagens que os enxaguantes possuem, esse costuma ser um item bastante recomendado, especialmente para adolescentes e adultos.

Muitos dos enxaguantes comercializados nas farmácias e mercados possuem, em sua composição, o álcool, e por isso não é indicado para as crianças.

Além disso, nessa faixa etária, as crianças podem utilizar de forma errada e até engolir a composição com maior facilidade, o que não é recomendado.

Entretanto, os dentistas costumam recomendar bastante para seus pacientes o uso de enxaguante dental, especialmente para quem está realizando algum tipo de tratamento nos dentes, como o uso de aparelho ortodôntico.

Nesse caso, existe uma maior dificuldade em escovar os dentes e utilizar fio dental, pois os aparelhos podem incomodar por conta desse contato direto com as escovas e com o fio, além de também dificultar o acesso adequado desses produtos.

Com isso, de modo a manter a higienização eficaz, o uso de produtos para a escovação podem ser aperfeiçoados, como uso de escovas próprias ou a implementação mais assídua do enxaguante.

Dessa forma, o enxaguante bucal é uma forma efetiva de realizar a limpeza dentária, dando maior conforto para as pessoas durante a higienização e alcançando a cavidade de forma mais ampla.

No entanto, como existem diferentes tipos de aparelhos dentários, alguns podem se mostrar mais problemáticos nesse sentido, de agir como um impeditivo se a pessoa não adaptar a escovação, como é o aparelho fixo. 

Em contrapartida, o aparelho móvel, como o próprio nome já diz, pode ser removido, ou seja,retirado sempre que necessário, facilitando a escovação e o uso do enxaguante bucal.

Dessa forma, é importante procurar pelas orientações dos seus dentistas, entendendo como deve ser usado o enxaguante, quem pode usar, qual é o melhor composto, marca mais recomendada e suas vantagens, conforme o quadro e necessidade.

Por exemplo, no caso de pessoas que têm mais facilidade em desenvolver inflamações gengivais, o uso do enxaguante precisa ser mais recorrente.

Esse complemento na limpeza é muito importante para que você cuide de seus dentes, mantendo-os mais resistentes e reduzindo o risco de queda, do mesmo modo que também possibilita um melhor uso e manutenção de tratamentos como o implante dentário, que pode ser necessário no caso de perda dental.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Recommended Posts