Dores Articulares: Qual Exercício Praticar?

Dores Articulares

A maioria das pessoas acha que dores articulares são o oposto de uma atividade física, mas estão totalmente enganadas.

Saiba que exercícios físicos reforçam a musculatura ao redor da articulação dolorosa e fortalecem a cartilagem, e é justamente a regularidade da prática esportiva que vai aliviar a dor.

Agora, toda dor aguda merece um descanso, principalmente para acalmar a inflamação do músculo, do tendão ou da articulação afetada.

Mas, independentemente do caso, é essencial identificar a causa da dor para ser tratada da melhor forma possível, seja ela nas costas, joelhos, ombros…

Além disso, é importante saber qual esporte escolher para não agravar a dor e consequentemente, não levar a um problema mais sério.

Veja os benefícios de atividades físicas para quem sofre com dores nas articulações, quais os esportes mais indicados e alguns cuidados.

 

O que são dores articulares?

Antes de saber quais os exercícios indicados para quem tem dores nas articulações, saiba que muitos fatores podem estar causando essas dores.

Dependendo do caso, uma ou mais articulações podem ser a causa da inflamação ou dor.

Então, nossas articulações são estruturas complexas, compostas de ossos, músculos, ligamentos, tendões e outros tecidos.

Dessa forma, fica difícil, às vezes, identificar a fonte da dor, e geralmente todas as partes da articulação são afetadas e tornam-se inflamadas.

Por isso que é importante avaliar os sintomas da dor e quais medidas tomar para aliviar, mas as atividades físicas podem ajudar bastante.

Quais os benefícios de atividades físicas para quem sofre com dores nas articulações

Todos sabemos que exercícios físicos são essenciais para a saúde física e mental, mas quem sofre com dores nas articulações imagina que não pode fazer, mas é justamente o contrário.

A prática de uma atividade física pode trazer sim muitos benefícios para quem tem dor nas articulações, por exemplo, no ombro ou joelho.

Se você é uma dessas pessoas, veja o que tem a ganhar:

  • Aliviar a dor;
  • Nutrir as articulações;
  • Fortalecer os músculos e ossos;
  • Aumentar a mobilidade e flexibilidade;
  • Cartilagens mais fortes;
  • Melhorar o sono;
  • Ajudar nas atividades do dia a dia;
  • Melhorar a saúde como um todo.

Então, muitas pessoas, especialmente as mais idosas, sofrem de determinadas condições que afetam as articulações e por sua vez, sentem muitas dores.

Mas o manter o corpo em movimento é essencial para aliviar essas dores.

Veja a seguir alguns exercícios indicados para quem tem dores nas articulações.

Dores articulares: qual exercício praticar?

Em primeiro lugar, nunca comece um programa de exercícios sem conversar com um profissional de saúde antes.

Por exemplo, se você sente dor no ombro, vale a pena conversar com médico ortopedista especialista em ombro, até para orientar quanto ao esporte mais adequado.

Muitas vezes, as dores nas articulações podem ter origem em posturas inadequadas, treinos esportivos intensos ou mesmo questões anatômicas.

No entanto, isso não significa que você deva evitar as práticas esportivas. Por isso, selecionamos aqui alguns que podem ajudar:

  • Exercícios aeróbicos: Hidroginástica e caminhada, de preferência de baixo impacto;
  • Exercícios de flexibilidade: Pilates, Yoga e alongamento, pois ajudam na mobilidade e equilíbrio;
  • Exercícios de fortalecimento: São exercícios que ajudam a reforçar a musculatura ao redor das articulações.

Não importa qual exercício você escolha, comece aos poucos e gradualmente aumente a intensidade.

E não se esqueça do aquecimento antes e alongamento após os exercícios, além é claro de beber bastante água.

Cuidados para evitar dores nas articulações

Agora que você já viu os benefícios e os exercícios mais indicados para quem sofre com dor nas articulações, confira alguns cuidados para evitar essas dores.

É importante não sobrecarregar nos treinos e claro, fazer o fortalecimento muscular adequado, pois senão poderá sentir dores no ombro, joelho, cotovelo e em outras partes do seu corpo.

Um outro fator que está relacionado às dores nas articulações é quando trabalhamos um grupo de músculos isolados e não um conjunto deles.

Para quem está começando agora a se exercitar, converse com seu médico e conte com a ajuda de um profissional para te orientar durante os exercícios.

E nunca negligencie qualquer tipo de dor, pois se não tratada da forma correta pode evoluir para um quadro mais grave. Por exemplo, uma simples dor no ombro pode levar a uma tendinite ou bursite.

Por isso, ao menor sinal de dor ou desconforto nas articulações, pare imediatamente a atividade, faça uma pausa e caso persista, converse com seu médico.

Recommended Posts