Raio: Desligado
Raio:
km Ao meu redor
Pesquisar

Dia mundial do diabetes

Dia mundial do diabetes

Dia 14 de novembro talvez tenha passado desapercebido em seu calendário, mas foi um dia importante para sua saúde, foi o dia de combate ao diabetes. Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com Diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações. O Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela elevação de glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeito na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas.

É importante que o paciente compareça às consultas regularmente para receber orientações sobre a doença e seu tratamento. Só um especialista saberá indicar de forma correta:
– A orientação nutricional adequada
– Como evitar complicações
– Como usar insulina e outros medicamentos
– Como usar os aparelhos que medem a glicose (glicosímetro) e as canetas de insulina
– Fornecer informações sobre atividade física
– Fornecer orientações de como proceder em situações de hipo e de hiperglicemia
Esse aprendizado é fundamental não só para o bom controle do diabetes como também para garantir autonomia e independência ao paciente. É muito importante que ele realize suas atividades de rotina, viajar ou praticar esportes com muito mais segurança. É importante o envolvimento dos familiares com o tratamento do paciente diabético, visto que, muitas vezes, há uma mudança de hábitos,requerendo a adaptação de todo o núcleo familiar.

 Alguns Mitos e Verdades sobre o Diabetes:

1) MITO: Se você tem Diabetes Tipo 2 e é comunicado pelo médico que deverá começar a usar insulina, isso significa que você falhou no tratamento?
Para a maioria das pessoas, o Diabetes Tipo 2 é uma doença progressiva. Assim que diagnosticadas, muitas conseguem manter seu nível de glicose normal apenas com uso de medicamentos orais, planejamento alimentar e atividade física. Ao longo do tempo, no entanto, o organismo produz cada vez menos insulina. A medicação pode não ser suficiente para controlar a taxa de glicemia. Usar insulina para controlar a glicose é uma coisa boa, não ruim.

2) MITO: Pessoas com Diabetes não podem comer doces ou chocolate
Doces e chocolates podem ser consumidos por pessoas com diabetes, se estiverem dentro de um planejamento alimentar combinado com exercícios físicos. Há algum tempo deixaram de ser proibidos. O “ pulo do gato” em relação aos doces e chocolates é que eles devem ser consumidos em pequenas porções e em ocasiões especiais, ou seja, nesses dias você poderá focar as refeições em opções mais saudáveis, permitindo a ingestão de doces. Outra dica importante é evitar pular refeições.

3) MITO: Pessoas com Diabetes devem comer alimentos especiais para diabetes?
Uma refeição saudável significa, geralmente, a mesma coisa para uma pessoa com diabetes e uma pessoa sem diabetes. Com pouca gordura, principalmente saturada e trans, moderada em sal e açúcar, privilegiando cereais integrais, vegetais e frutas. Comida “dietética” quase sempre não oferece benefícios extras. Alguns desses produtos ainda contribuem para aumentar os níveis de glicose, geralmente são mais caros e podem até ter efeito laxante. A alimentação saudável é aquela indicada pela equipe multidisciplinar, formada por médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, cardiologistas, podólogos e enfermeiros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dúvidas sobre vendas