
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a escovação, mesmo que bem feita, não é capaz de manter sozinha a higiene bucal. O uso do fio dental e do enxaguante bucal são essenciais para que a limpeza dos dentes seja completa e precisa. Tratamentos e procedimentos estéticos, como o clareamento dental, podem ter seus efeitos reproduzidos a longo prazo através de uma higienização bucal completa.
Cada produto e procedimento atinge uma área mais ampla da dentição, fazendo com que placas bacterianas sejam eliminadas quase ou totalmente por essa eficiência. Veja os benefícios do uso do fio dental e de realizar sua passagem de forma correta.
Limpeza precisa entre os dentes
A escovação é eficaz para realizar a limpeza da região externa e da superfície dos dentes, entre tanto, não consegue efetuar a limpeza dos resíduos e bactérias acumuladas entre os dentes.
É somente o fio dental que é capaz de realizar a limpeza dessas áreas, retirando os restos de alimentos que ficaram presos nessas fendas. Caso não efetuada a passagem devida de fio dental entre os dentes, problemas como cáries e placas bacterianas podem se desenvolver e se agravarem com o tempo.
Ação preventiva a doenças
A passagem do fio dental é eficiente na prevenção de uma série de doenças que atingem a região da boca e que se iniciam pela proliferação das bactérias e do desenvolvimento das cáries.
A doença periodontal e a gengivite são exemplos de enfermidades que podem ser evitadas pela higienização completa da arcada dentária e gengiva. Isso se deve aos resíduos que também se acumulam abaixo das gengivas, alimentando bactérias e levando a inflamações e doenças.
Desse modo, quando o fio dental é utilizado corretamente, auxilia na remoção do tecido inflamado, causador da gengivite. É necessário que o seu uso seja feito diariamente, mesmo com a incidência de sangramento. Caso o sangramento continue após uma semana, procure um dentista.
Combate ao mau hálito e a placa bacteriana
A atuação das bactérias sob os restos de alimentos que ficaram estagnados entre a arcada dentária leva a halitose, e é por esse motivo que o fio dental ajuda a manter um hálito mais agradável. Em relação a acúmulo de bactérias e resíduos entre os dentes, sua remoção pelo fio dental é essencial no combate a placa bacteriana, uma vez que é formada por eles.
Na falta da remoção desses componentes, a placa bacteriana se fixa no dente e da origem ao tártaro, trazendo uma coloração amarelada aos dentes e uma maior probabilidade de incidência das cáries.
Uma melhor estética bucal
Uma vez que evita o acúmulo de resíduos e o escurecimento dos dentes pela evolução da placa bacteriana, o uso do fio dental é de grande relevância para a manutenção de um sorriso mais agradável esteticamente.
Uma vez que a limpeza dos dentes é completa, precisa e frequente, há a conservação do esmalte do dente, fazendo com que seja mais resistente a manchas, lesões e as alterações de sua coloração.
Portanto, o uso do fio dental é essencial para a manutenção de sua saúde bucal. Se certifique de passar um pedaço ainda não usado em cada fresta e que a sujeira do local seja retirada totalmente. Para a prevenção de doenças e um tratamento ainda mais profundo dos dentes, visite regularmente a clínica odontológica de sua confiança.