Conheça os benefícios do basquete para a saúde

benefícios do basquete

O basquete é um esporte criado em 1891 nos Estados Unidos por um professor canadense. A principal motivação para a criação dessa atividade esportiva foi os seus vários benefícios a saúde. Os benefícios desse esporte, por sua vez, atingem de maneira semelhante diferentes faixas etárias, mas especialmente a crianças e adolescentes.

As vantagens do basquete para com a qualidade de vida não se limitam apenas as melhoras a saúde, mas também as suas melhoras quanto o fator social. O aprendizado e a socialização que esse esporte proporciona, juntamente com a promoção de bem-estar, é o que fez essa modalidade ultrapassar as fronteiras estadunidenses e alcançar todo o mundo. Veja os demais benefícios do basquete:

Benefícios do Basquete

Os benefícios do basquete ultrapassam o físico e desenvolvem também o mental. Confira:

Atividade física completa

Com a prática dessa atividade esportiva você consegue adquirir todos os benefícios de uma vida ativa. Um fator ainda mais motivante, é o fato de ser uma atividade física completa, que estimula e movimenta várias partes do corpo. Por ser um esporte que exige movimentos como saltos, corridas, alterações de rumo e lançamentos, é uma ótima opção para quem deseja perder peso, otimizar o desempenho físico e fortalecer e criar mais músculos.

Levando esses movimentos, o peso da bola e os constantes choques em conta, pessoas que estão passando ou passarão por algum procedimento odontológico como o aparelho ortodôntico e a lente de contato dental, podem ter essa opção de atividade física contraindicada.

Manutenção da saúde mental

Além de seus benefícios a saúde física, o basquete também colabora para com a saúde mental. Essa ajuda se deve ao constante exercício do cérebro, fazendo com que esteja a todo momento idealizando estratégias de jogo. Esse fator além de colaborar para distrair a pessoa de problemas e maus pensamentos, ajuda na melhora da cognição e do foco.

Ademais, assim como todos os outros esportes, a prática do basquete, promove uma vida mais saudável e o bem-estar geral.

Exercício do trabalho em grupo

Um dos benefícios sociais do basquete é justamente a atuação em grupo, que faz com que se aprenda a executar papeis e a lidar com as diferenças. Essa socialização obrigatória cria um espírito de união e trabalho em equipe que são essenciais para demais áreas de atuação da vida, como no âmbito profissional.

A confiança também é um valor que pode ser desenvolvido com a prática do basquete. Esportes de execução grupal e de competitividade fazem com que para que seja alcançada a vitória, se exija a confiança estratégica entre membros do mesmo time.

Equilíbrio e exatidão

A constante mudança de movimentos e posições permite que o basquete melhore consideravelmente em seu foco, sua mira e sua exatidão. Com isso, o basquete é uma ótima opção para otimizar a coordenação motora. O equilíbrio corporal é outro fator que recebe uma melhora significativa, fazendo com que a prática gere autoconhecimento e o reconhecimento das limitações.

Autoconfiança e responsabilidade

Dentre os demais valores que a prática do basquete desenvolve podemos citar a autoconfiança. Uma vez reconhecendo suas limitações, se reconhece também as suas habilidades, fazendo com que os passos e jogadas sejam muito mais precisas. Outro valor importante é que devido o regulamento do jogo, se desenvolve o respeito, a disciplina a regras e as autoridades envolvidas, e assim o senso de responsabilidade quanto ações.

O estilo de vida mais saudável associado ao bom desempenho dentro da quadra também fortalece a autoconfiança, desempenho esse que está diretamente associado a submissão as regras do jogo.

Logo, o basquete é a escolha ideal para quem não quer basear a prática de exercícios físicos a força física, mas sim na habilidade e estratégia. Caso não seja a escolha ideal a seu perfil, não deixe de aderir a um estilo de vida ativo e procure sanar essa necessidade com uma das várias outras modalidades esportivas existentes.

Recommended Posts