A boa postura e seus benefícios a saúde

boa postura

O estilo de vida que mantemos atualmente influenciou fortemente em nossos hábitos cotidianos, e assim, em nossa qualidade de vida. Procurando ter uma alta produção no trabalho e com a alta exigência da capacidade mental para a execução das atividades do dia-a-dia, nosso corpo acabou passando por alterações, como a incidência dos problemas de coluna.

Com a correria do cotidiano, muitas vezes não nos atentamos a coluna e as condições de nosso corpo em geral, acabando por descuido, influenciar negativamente na saúde. A falta do apoio na hora de se sentar e a tendência em andar curvando a coluna são uns dos principais desacertos quanto a saúde da coluna vertebral. Leia mais:

O que é ter uma boa postura?

A boa postura se trata da movimentação harmônica do corpo, seja estando em um ou se locomovendo do ambiente, é a sua posição durante as atividades do cotidiano, seja ele estando sentado ou se mexendo.

A postura ideal influencia diretamente em nossa capacidade de executar e desempenhar as atividades de maneira eficaz e sem gastar uma quantidade alta de esforço e energia. Ela influencia além da boa aparência e fatores estéticos já que está relacionada a qualidade de vida e com o bom funcionamento de uma série de funções do corpo, como a musculatura, respiração, digestão e as articulações. Manter a coluna ereta e os ombros retos são algumas das características da boa postura.

Fatores que interferem na boa postura

Sedentarismo

Até mesmo no momento de relaxamento, pelo fato de estarmos confortáveis, possuímos a tendência de nos posicionamos de maneira torta. Contudo, essa forma de alívio não traz boas consequências a nossa saúde.

Os aparelhos eletrônicos, seja o tablet, notebook, celular ou videogame também são uns doa piores inimigos da boa postura. Usufruir esses equipamentos com uma má postura por um longo tempo favorece o desenvolvimento de problemas na coluna. Busque perceber como está o seu corpo de tempo em tempo, e conserte quando perceber que está se posicionando de maneira errada.

Descanso

Como dito, é nos momentos de conforto que nos desleixamos. Durante o sono precisamos também procurar manter uma boa postura, uma vez que passamos horas consideráveis na cama pela noite e manhã. Caso a boa postura não seja mantida, eventuais dores localizadas podem aparecer e dificultar ainda mais o seu relaxamento, permitindo o incômodo durante o resto do dia. Problemas como o cansaço, a fadiga, falta de ânimo e a insônia também são desencadeados.

Sobrepeso

Pessoas que sofrem com problemas de obesidade necessitam adaptar o corpo para facilitarem a locomoção e se movimentarem corretamente, já que a coluna é um dos locais mais afetados.

Contudo, em situações como essa, a chance de se desenvolver doenças cardiovasculares aumentam. Com isso, busque sempre analisar a sua postura e idealize novas rotinas com a prática de esporte como base. A boa postura pode impactar até mesmo na posição dos ossos, e assim, no funcionamento de demais regiões como as articulações e músculos.

Como ter boa postura?

Para se obter uma boa postura é necessária uma repetição de hábitos e um certo esforço, tendo como costume a consciência do estado do corpo e a correção frequente, deixando a coluna sempre ereta.

Para quem tem o mal hábito de andar e se posicionar de forma curvada por um longo período, esse costume em repetição pode encurtar esses momentos e proporcionar uma melhor adequação do corpo. Em casos de complicações, consulte com um ortopedista e descubra as melhores medidas de tratamento.

Recommended Posts