As vantagens do acompanhamento psicológico para a saúde

acompanhamento psicológico

O acompanhamento psicológico é essencial para o tratamento de distúrbios mentais, como o transtorno de ansiedade e depressão. No entanto, o apoio de um psicólogo vai muito além dessa necessidade e pode te ajudar a quanto a manutenção da saúde mental e do bem-estar.

Os cuidados quanto a saúde não deve se limitar somente a saúde bucal e física, a saúde mental é igualmente importante e é capaz de influenciar diretamente das demais. Então, não se limite a visitar somente a sede de sua franquia odontológica e ao seu médico de confiança, visitar um psicólogo também é essencial para sua qualidade de vida.

Logo, um acompanhamento psicológico pode te fortalecer e te ajudar a fazer com que momentos estressantes e angustiantes do seu cotidiano não te abalem, prevenindo uma série de complicações. Muitas vezes mantemos nossos sentimentos e emoções trancafiados, e isso influencia diretamente em como vemos a vida. Veja os benefícios do acompanhamento psicológico:

Autoconhecimento

Com a rapidez da rotina, muitas vezes não temos tempo de realizar as atividades que nos fazem bem, nos limitando apenas a realização de nossas responsabilidades. O acompanhamento psicológico por sua vez nos ajuda a refletir mais sobre quem somos e quem desejamos ser.

O autoconhecimento é a chave para que nossas realizações sejam concretizadas, já que é apenas conhecendo nossas limitações, nossas vontades e habilidades conseguimos identificar o que realmente é o melhor.

Inteligência Emocional

Com o autoconhecimento, adquirimos também junto ao acompanhamento psicológico, a inteligência emocional. É conhecendo nossa essência que aprendemos a nos controlar quando necessário e também conseguir alcançar o equilíbrio total. A inteligência emocional permite que nos adaptamos quanto as novas situações, e assim, se consegue tomar decisões mais coniventes com o que se sente.

A inteligência emocional é disposição de analisar o que sente se usando a razão. Dessa forma, as emoções são controladas e não tomam proporções avassaladoras em nossa vida, não comprometendo a vida pessoal e profissional.

Para as pessoas que possuem um transtorno mental, como ansiedade e depressão, essa é uma habilidade essencial para não permitir que pensamentos autodestruitivos comprometam a realidade ainda mais.

Elevação da autoestima

A autoestima é uma das mais comprometidas quanto as situações desconfortáveis do dia-a-dia e as eventuais decepções. O apoio psicológico, por sua vez, ajuda na manter a autoestima em suas melhores condições, balanceando justamente a interferência desses momentos ruins com a maneira de ver a vida.

Mesmo que o acompanhamento psicológico geralmente seja motivado pela incidência de algum problema ou insegurança, não é somente nessa percepção que se é indicado.

A baixa autoestima é, no entanto, uma das maiores motivações para as sessões com um psicólogo. O acompanhamento, por sua parte, ajuda no processo de valorização das próprias conquistas e da própria imagem, facilitando a vivência e a aceitação de arrependimentos e “defeitos”.

Aceitação do passado e valorização do presente

O arrependimento quanto ao passado é uma das principais impulsões a distúrbios mentais. O acompanhamento psicológico busca atuar também na pacificação com o passado, buscando valorizar o presente e fazer com que a pessoa perceba a importância de viver e investir no hoje, para que o agora não vire mais um arrependimento no futuro. Se evidencia que as decepções não devem motivar ações, e que as vitórias devem ser priorizadas.

Melhor qualidade de vida

É através dessa moldagem da visão do mundo e de si próprio que se consegue, juntamente com bons hábitos cotidianos; boa alimentação, boa hidratação e prática regular de exercícios físicos, alcançar a melhor qualidade de vida almejada.

Deve-se ter em vista que as melhoras são percebidas gradualmente e não dependem apenas da atuação do profissional, mas a sua disciplina quanto as suas orientações na terapia.

Logo, não espere que algum problema te tire do sério para recorrer a ajuda de um psicólogo. Entender o que passa em sua mente e a relevância de sua energia para as suas atividades do dia-a-dia é o que determina a sua longevidade, a sua felicidade e o seu melhor estilo de vida. No caso de alguma angústia e sensação incomoda, recorra a um psicólogo.

Recommended Posts