10 Alimentos Cicatrizantes para uma Cicatrização Rápida!

Você acabou de passar por uma cirurgia e está buscando remédios que ajudam na cicatrização?

Passar por uma cirurgia, seja ela qual for, sempre é bastante complicado e difícil.

O organismo acaba, nesse ínterim, ficando mais estressado e sobremaneira mais sensível.

Desse modo, uma das maneiras mais eficientes para melhorar o trauma causado pela operação, acelerando o processo cicatrizante do tecido é através de uma boa alimentação.

Isso ocorre porque é através dela que as células do seu corpo irão se regenerar através da obtenção dos nutrientes necessários para o seu organismo.

Desse modo, ingerir alimentos que ajudam a melhorar a cicatrização é fundamental para quem acabou de passar por qualquer tipo de cirurgia.

Esses alimentos estimulam o envio de nutrientes até a área que foi lesionada melhorando sobremaneira a cicatrização.

Porque os alimentos cicatrizantes são tão importantes

Você deve estar se perguntando nesse momento, mas afinal, porque ingerir alimentos cicatrizantes é tão importante após a cirurgia.

É importante salientar que uma alimentação pouco nutritiva com pouca proporção de vegetais e proteínas de qualidade retardará a cicatrização podendo inclusive favorecer para o aparecimento de inflamações na área operada.

Desse modo, ingerir alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e minerais reduzirá o tempo de recuperação do tecido, diminuindo dessa forma a incidência de cicatrizes.

Nesse sentido, os alimentos, em suma, indicados para se ingerir em um processo pós cirúrgico são:

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Gorduras boas;
  • Proteínas magras.

Nesse ínterim, assim como os elementos acima citados são extremamente benéficos para serem consumidos após a cirurgia, existem, no entanto, alimentos que devem ser evitados, tais como:

  • Doces;
  • Frituras;
  • Café;
  • Álcool;
  • Refrigerantes;
  • Alimentos processados.

Afinal, esses alimentos, além de não auxiliarem no processo de cicatrização, acabam colaborando para o surgimento de inflamações, além, é claro, de não possuírem nutrientes suficientes para sua saúde.

Evite a dieta após a cirurgia ou tatuagem

A menos que seja recomendada pelo médico, a fase pós cirúrgica não pode se abster de nutrientes que contribuem positivamente para o organismo.

Para entender um pouco melhor esse processo, imagine que mesmo um pequeno corte, quando ocorre altera todo o processo de metabolização dos nutrientes pelo organismo.

Nesse sentido, as proteínas, carboidratos, gorduras e antioxidantes são direcionados para a formação do novo tecido na área afetada. Realmente fantástico isso não?

Sendo assim, você pode concluir que caso deixe de se alimentar adequadamente nesse período o seu corpo irá recorrer aos seus estoques musculares para obter a energia e aminoácidos necessários para a composição do local afetado.

Nesse ínterim, você irá perder massa magra, e consequentemente, terá uma maior dificuldade na cicatrização, já que o corpo estará mais enfraquecido.

Alimentos que auxiliam a cicatrização

Por essa razão, é bastante importante na fase de cicatrização ingerir alimentos que ajudam e auxiliam na rapidez da mesma.

Pensando nisso, separamos para você uma lista contendo dez alimentos cicatrizantes que não poderão faltar em sua mesa caso você tenha acabado de passar por uma cirurgia. 

Então, vamos lá.

1 – Carnes Magras e laticínios

Sendo considerados o nutriente que mais auxilia na cicatrização, as proteínas auxiliam na formação de um novo tecido que fecha a ferida que foi aberta na operação.

Dessa maneira, ingerir alimentos ricos em proteínas é fundamental para aumentar a velocidade de cicatrização da cirurgia.

Dentre os elementos ricos em proteínas que podem ser consumidos à vontade após o processo cirúrgico, podemos destacar: Carne vermelha magra, carne de frango, peixes, feijão, sopa, lentilha, entre outros.

2 – Nozes e azeite

Alimentos ricos em gorduras boas são fundamentais para combater as inflamações que eventualmente podem surgir e auxiliar no processo de cicatrização.

Nozes, abacates e peixes são alguns desses alimentos que devem compor, pelo menos, 15% dos alimentos consumidos no pós cirúrgico.

Peixes como o salmão e a sardinha, são inclusive ricos em Ômega 3, que é um tipo de gordura fundamental para fortalecer o sistema imunológico potencializando os alimentos cicatrizantes.

3 – Frutas cítricas

As frutas cítricas são essenciais no processo de cicatrização, pois são alimentos ricos em vitamina C.

A vitamina C contém o colágeno, um dos elementos necessários para a cicatrização, e por essa razão deve estar no seu cardápio pós cirúrgico.

Dentre as frutas ricas nessa vitamina, podemos citar:

  • Kiwi;
  • Laranja;
  • Acerola;
  • Abacaxi.

4 – Brócolis e Espinafre

Ricos em vitamina K. Essa é a principal razão para você colocar o brócolis e o espinafre, também conhecidos por vegetais escuros em sua alimentação após a cirurgia.

São responsáveis também por diminuir o sangramento na região afetada, melhorando sobremaneira o processo de regeneração do tecido.

5 – Colágeno

Embora não seja um alimento e sim um nutriente, o colágeno que é bastante encontrado nas frutas com vitamina C é fundamental para a reconstrução dos tecidos.

Afinal, é ele o responsável pela firmeza da pele, evitando assim, a flacidez e o envelhecimento precoce.

6 – Fígados e ovos

Um outro nutriente necessário para o processo de cicatrização é sem dúvida nenhuma o ferro.

Afinal, ele é o mineral responsável por compor as células vermelhas do sangue, atuando diretamente no transporte dos nutrientes.

Além disso, a presença do ferro é em suma, necessária para a síntese do colágeno, que é uma das principais proteínas para a cicatrização.

Sendo assim, podemos citar tanto o Fígado quanto o Ovo como elementos absolutamente ricos em ferro e indispensáveis na alimentação pós cirúrgica.

7 – Amendoim

O amendoim é um alimento extremamente rico em vitamina E, que é um dos nutrientes responsáveis por melhorar o aspecto da área reconstruída, assim como acelerar o seu processo de cicatrização.

Assim como o amendoim, as sementes de girassol, abóbora e avelãs, também ajudam no processo, pois também contém em suas propriedades vitamina E.

8 – Arroz integral

Uma das fontes preferidas pelo nosso organismo são sem dúvidas os carboidratos, que são uma espécie de combustível para o nosso metabolismo.

Nesse ínterim, um dos alimentos bastante rico em carboidratos de fácil acesso e bastante em conta é o arroz integral.

Além de ser uma fonte abundante de carboidrato possuem em suas propriedades vitaminas B1, B3 e B6, além de manganês, selênio e magnésio que são excelentes para a cicatrização.

9 – Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são consideradas antioxidantes naturais, pois protege a parede dos vasos sanguíneos combatendo deste modo o processo inflamatório.

Ricas em flavonoides, o morango, a amora e a framboesa são altamente indicados para quem acabou de passar por uma cirurgia.

10 – Alimentos ricos em zinco

Para finalizar a nossa lista vamos citar os alimentos ricos em zinco como fundamentais para a cicatrização.

Fundamental para a produção de colágeno em nosso organismo, ostras, carne vermelha magra, feijão, cogumelos, iogurtes, são essenciais para o processo pós cirúrgico.

Gostou das nossas dicas?

Essa foi uma pequena lista dos alimentos que colaboram para que o processo de cicatrização seja menos doloroso.

Afinal, passar por uma cirurgia é sempre bastante delicado, e a recuperação requer muito cuidado.

Nesse sentido, beber bastante água junto com os alimentos ajuda a eliminar as toxinas, favorecendo também o processo de cicatrização.

E embora os alimentos que citamos não contenham contra indicações é sempre importante consultar um médico antes para não consumir nenhum nutriente em demasia.

Recommended Posts