Como deve ser a alimentação no pós operatório?

alimentação no pós operatório

Alguns cuidados devem ser seguidos para garantir ao paciente que foi submetido a uma cirurgia, um bom pós operatório, no caso de uma cirurgia de harmonização facial por exemplo, apesar de ser um tratamento não cirúrgico, esses cuidados também são necessários.

Vejamos o cuidado que se deve ter ao realizar este procedimento e também qual a alimentação correta para garantir uma boa recuperação.

Qual a importância da alimentação no pós-operatório?

Assim como todo tipo de procedimento cirúrgico, no caso da harmonização facial a alimentação possui grande importância para a garantia de uma boa recuperação.

Ela é essencial tanto para assegurar a saúde do paciente, quanto para garantir que os resultados da cirurgia ou da harmonização, após as aplicações, sejam alcançados.

Antes do procedimento ela é eficaz para fazer com que o organismo do paciente esteja preparado para passar pelo processo.

E após a cirurgia uma boa alimentação é fundamental para garantir que o paciente esteja com o sistema imunológico saudável, garantindo a ele uma boa recuperação, resultados mais satisfatórios e uma cicatrização mais rápida.

Quais alimentos devo ingerir?

Separamos aqui alguns destes alimentos que ajudam a garantir esses benefícios na cirurgia, é o caso de:

  • Alimentos macios
  • Água
  • Peixe
  • Grãos
  • Frutas
  • Alimentos integrais
  • Líquidos

Confira de forma detalhada, os benefício de cada um desses alimentos:

Alimentos macios

Por envolver áreas do rosto, no após procedimentos no rosto como a harmonização facial evite alimentar se de alimentos duros que dificultam a mastigação, esses tipos de alimentos exigem uma movimentação brusca da boca e dentes, o que pode atrapalhar a cicatrização.

Água

Hidrate-se, essa dica é muito importante para nossa saúde em geral e em qualquer momento, porém que se faz necessária durante procedimentos cirúrgicos. A água ajuda a manter o funcionamento de todos os nossos órgãos.

Além disso, ele ajuda a diminuir os inchaços causados pela retenção de líquido, que pode acontecer durante o pós-operatório. Ela também ajuda na limpeza dos rins, que pelo uso de muitos medicamentos após a cirurgia estarão sobrecarregados.

Peixe

Os peixes são ricos em alguns nutrientes que são essenciais no processo de recuperação da cirurgia. Eles ajudam a evitar inflamações e contribuem para a cicatrização da cirurgia.

Grãos

Por em sua maioria conterem ferro, os grãos ajudam a prevenir a anemia e garantir uma cicatrização rápida, por isso, esses são alimentos que devem fazer parte da alimentação pós-operatória.

Frutas

Todo mundo sabe que as frutas são ricas em vitaminas, elas contribuem para uma boa recuperação. No caso das frutas cítricas, a presença da vitamina C ajuda na absorção de ferro, melhora a imunidade e aumenta a produção de colágeno.

Já as frutas vermelhas possuem compostos antioxidantes que ajudam na circulação sanguínea, previnem infecções e inflamações após a cirurgia.

Alimentos integrais

Por reduzirem a constipação intestinal e melhorarem a circulação sanguínea, as fibras que estão presentes nos alimentos integrais ajudam na recuperação dos pacientes.

Líquidos

Os líquidos assim como a água, ajudam na recuperação garantindo ao paciente uma boa hidratação do organismo e evitando os inchaços.

Outros cuidados que se deve manter após os procedimentos cirúrgicos

Além da alimentação, alguns cuidados colaboram para uma boa recuperação após a cirurgia. Não faça atividades físicas, para evitar o surgimento de hematomas na área em que o procedimento foi feito, é recomendado aguardar 24 horas.

Não faça massagens no local da aplicação, a área ainda está sensível e toques muito bruscos acabam machucando a pele, ao invés da massagem faça compressas de gelo, para aliviar a dor, elas também ajudam a desinchar.

Use filtro solar, após qualquer tipo de procedimento nossa pele fica sensível e suscetível ao surgimento de manchas, por isso, é importante sempre usar o protetor solar, mas as exposições ao sol devem ser evitadas após os procedimentos.

Faça uso de antioxidantes, eles ajudam a manter a pele jovem e ajudam a manter os efeitos dos procedimentos estéticos feitos.

Evite alimentos industrializados e alimentos de fast food, esses alimentos prejudicam a cicatrização e atrapalham nossa saúde prejudicando nosso sistema imunológico. Evite também alimentos com sódio em sua composição.

O sódio provoca o inchaço e colabora para retenção de líquidos, o camarão também é um dos elementos que devem ser evitados, ele possui quitosana, o que pode causar a inflamação da pele.

Além dos cuidados após a cirurgia, alguns hábitos são importantes para garantir uma boa aparência. Manter uma boa alimentação, fazer exercícios ajudam a retardar o envelhecimento que podem garantir os mesmos resultados dos procedimentos cirúrgicos.

Recommended Posts