A importância do dentista na odontologia hospitalar

odontologia hospitalar

A hospitalização de uma pessoa pode ocorrer por variados motivos, como acidentes, pequenas cirurgias ou então emergência, e o cuidado com esse tipo de pessoa, principalmente quem sofre com algum caso infeccioso é de grande importância.

Para isso existem os quadros multidisciplinares no hospital, sendo a odontologia hospitalar um ramo que vem crescendo.

Isso acontece porque quando pensamos na atuação do médico-dentista, geralmente o associamos aos já conhecidos consultórios e também aos tratamentos ortodônticos como a colocação de aparelho dental transparente.

Entretanto, para grupos de pessoas que estão hospitalizadas a relação com o dentista ocorre de uma maneira diferente, já que o especialista atua de uma forma bastante diferente, indo além da qualidade de metodologias de prevenção e cuidados inflamatórios.

O médico dentista hospitalar pensará suas metodologias de ações conforme o quadro geral do paciente, visando a melhoria da sua saúde como um todo.

No presente artigo, abordaremos com mais detalhes sobre a odontologia hospitalar e assuntos que estão relacionados a essa especialidade.

Conhecendo a odontologia hospitalar

A odontologia hospitalar é um ramo da odontologia que trata dos pacientes internados ou que precisam de um cuidado amplo na boca para controle de infecções generalizadas e outras doenças.

Atua de forma multidisciplinar, e muitos dos médicos que atuam neste ramo, também podem atuar nos serviços mais comuns dos odontologistas como a colocação de implante dental entre outros.

O objetivo de um dentista hospitalar é garantir um tratamento completo, principalmente em certos casos clínicos, onde problemas bucais podem ser a origem dos sintomas e inclusive participar de forma ativa da cura e da recuperação de um paciente.

Assim, os conhecimentos que esse profissional possui são muito importantes para um tratamento e atendimento integral. Dentro dos hospitais, esses médicos pode oferecer os seguintes cuidados:

  • Controle de infecções;
  • Interpretação de exames mais específicos;
  • Relacionamento integral com a equipe a família do paciente;
  • Atendimento integral para pacientes de risco.

Abaixo falaremos de algumas situações em que a odontologia hospitalar pode atuar de forma bastante significativa e diferente.

Sabemos que a odontologia e seus inúmeros tratamentos, como o implante dentario asseguram qualidade de vida, e portanto, suas ações dentro dos hospitais não são diferentes. Por isso, acompanhe abaixo as ações da odontologia hospitalar.

A atuação da odontologia hospitalar

Existem muitos casos que precisam de tratamento bucal específicos e também de avaliação mediante a outro quadro de saúde.

Neste sentido, o mero atendimento no consultório do dentista se torna inviável. São os pacientes com maiores demandas que a odontologia atua de forma bastante importante.

Um exemplo são pessoas que seguem com um tratamento de câncer em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s).

Esses pacientes precisam de acompanhamento constante, principalmente porque o tratamento contra os cânceres e a própria doença debilitam o corpo, baixando a imunidade natural, favorecendo o aparecimento de infecções de origem bacteriana ou fungicida.

Desta maneira, os riscos são sistêmicos e o acompanhamento desse profissional especializado é necessário.

Os pacientes com câncer em tratamento geralmente sofrem com mucosites e hipossalivação, permitindo o aparecimento de cáries.

Em pacientes onde o câncer fica na região da boca, há todo um acompanhamento voltado para a reabilitação.

Além da presença na área da oncologia que é muito importante, o dentista que atua nos hospitais também lida com traumas que acontecem na região da boca e até mesmo correções.

Pacientes com doenças cardíacas precisam do acompanhamento da especialidade, por doenças do coração serem associadas a isso.

Assim como os tratamentos como lente de contato dental feito nos consultórios devolvem a qualidade de vida e melhora a autoestima das pessoas, o papel da odontologia hospitalar é a mesma, permitir qualidade de vida e um atendimento mais integral possível.

A odontologia nos hospitais

O médico dentista hospitalar também pode ser encontrado nos hospitais na área das cirurgias, com enfoque nas intervenções da região bucomaxilofacial. Podem ser encontrados na área de anestesia geral também.

A presença desses profissionais nos hospitais vem aumentando e se tornando um espaço de trabalho com grande necessidade, e que demandam de profissionais capacitados.

Alguns estados do Brasil transformaram a presença dos cirurgiões dentistas como é o caso do Rio de Janeiro, que desde 2008, obriga a presença de tais profissionais em hospitais e UTI’s.

Sendo assim, a odontologia hospitalar é uma especialização e um campo de atuação bastante amplo e com muito potencial, além de permitir que o paciente tenha um cuidado integral e bastante adequado, garantindo qualidade de vida e segurança.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Recommended Posts