05 cuidados essenciais para manter a saúde em dia

saúde em dia

Hoje em dia, muitas pessoas usam a agenda lotada para deixar a saúde e os cuidados necessários de escanteio. Entretanto, tratar a saúde como prioridade é essencial para quem deseja uma vida longa e sem complicações. Desde cuidados quanto a saúde bucal, como o procedimento de prótese dentária, até medidas que ajudam no melhor desempenho físico e mental, são medidas simples que fazem a diferença.

Além dos três pilares principais; prática regular de exercícios, boa alimentação e hidratação, existem demais cuidados que devem ser rotineiros e podem prevenir uma série de danos. Veja sobre esses e mais cuidados necessários quanto a saúde geral:

1. Prática regular de exercícios

A prática de exercícios regular é um dos pilares da saúde geral, sendo o ideal a sua execução de três a cinco vezes por semana. A atividade física é capaz de proporcionar uma série de benefícios como a perda de peso, prevenção ao câncer, a pressão alta e demais doenças crônicas.

É através de seus inúmeros benefícios que a prática de exercícios físicos é amplamente indicada. Pessoas que possuem alguma restrição quanto exercícios mais pesados podem ainda recorrer ao pilates, caminhada e outras atividades de baixo impacto. É necessário que antes de recorrer a musculação você consulte um clínico geral ou cardiologista para se saber se é o seu caso. O indicado é que seja praticado ao menos 150 minutos por semana.

2. Boa alimentação

Assim como a prática de exercícios a alimentação está diretamente ligada ao bom funcionamento do organismo e assim, a saúde geral. Uma boa alimentação, evitando alimentos com grande quantidade de açúcares, sal e gordura e substituído por alimentos saudáveis, é a base para a prevenção de uma série de doenças. Os resultados de seus exercícios só serão percebidos por uma alimentação saudável e equilibrada.

Alimentos como frutas legumes, verduras e ricos em nutrientes, devem ser consumidos diariamente, sendo recomendadas cinco porções diárias desses alimentos. Cerais integrais e grãos também são essenciais para a sua dieta, não sendo uma opção pular alguma refeição, principalmente o café da manhã. O café da manhã por sua vez é capaz de te sustentar por um grande período, evitando ingestões compulsivas ao longo do dia.

3. Hidratação ideal

A água é essencial para o bom funcionamento de nosso organismo e assim, para a nossa vida. Logo, é imprescindível que haja essa preocupação para com a ingestão de água, sendo necessário pelo menos os 2 litros recomendados pelos especialistas. Contudo, se atente a quantidade ingerida, a quantidade ideal varia quanto ao organismo de cada um.

Caso você pretenda variar a ingestão do líquido, sucos naturais e a água de coco são a melhor opção, mas nunca deixe a água pura de lado, é ela a real fonte dos benefícios. Refrigerantes, mesmo as versões light e diet, devem ser evitados ao máximo, uma vez que possuem grande quantidade de açúcar, mas também de corantes, conservantes e sódio, sendo o responsável por uma série de danos ao organismo. Substitua essa bebida por água ou suco com gás.

4. Se preocupe com a qualidade de seu sono

A qualidade do sono também influencia na saúde física e também mental. Ter uma boa rotina de sono e uma boa quantidade de horas de sono é ideal para que haja a prevenção de danos. O ideal é manter de 7 a 9 horas de sono, variando de organismo a organismo. Para uma noite tranquila de sono se atente a temperatura de seu quanto, a luminosidade, a qualidade e espessura de seu colchão e travesseiro.

Além disso, procure cortar maus hábitos como mexer no celular e assistir televisão pouco tempo antes de dormir. Ingerir café minutos antes de dormir também não é recomendado, sendo preferível um chá calmante. Deixar de jantar não é uma opção, sendo preferível algo leve, evitando acordar com uma fome intensa.

5. Ação preventiva

Concluindo, medidas preventivas podem ser feitas para conseguir uma saúde em bom estado. Uma dessas medidas é visitar regularmente ao médico, prevenindo complicações e até mesmo descobrindo doenças no início. É importante que em caso de doenças, elas sejam tratadas o quanto antes, fazendo com que seja tão importante o diagnóstico.

Uma vez se prevenindo, se evita momentos difíceis futuros, além de economizar dinheiro. O seguro de vida e o plano de saúde também são ações preventivas eficientes e podem ser um investimento bem feito.

Recommended Posts